A área de recrutamento e seleção é sempre o front das empresas na busca de candidatos. E, na era digital, reter atenção e engajar pessoas para compor uma equipe é um grande desafio, pois, com tantas distrações, possibilidades e oportunidades, fica difícil ser uma empresa que marca durante a seleção. A saída, contudo, é simples: conte histórias. Aposte no storytelling para recrutamento e seleção de candidatos e se torne memorável antes mesmo da contratação.
Por meio do site Love Mondays os colaboradores avaliam as organizações onde trabalharam e, na era da transparência, as empresas precisam ficar muito atentas sobre a forma como tratam, como retêm e como engajam seus colaboradores. Hoje em dia é muito difícil vender uma imagem de ser uma empresa que respeita seus funcionários, mas que na verdade não cumpre o que promete. Todos os setores da empresa precisam estar alinhados à história da organização, o que sinaliza comprometimento, respeito e honestidade. Assim fica muito mais fácil dos recém-contratados vestirem a camisa da companhia.
Uma forma de começar a engajar as pessoas para tal, é começar a contar a história da empresa logo no primeiro contato e, assim, já é possível criar momentos inesquecíveis durante a contratação. Os candidatos das gerações Y e Z, por exemplo, quando procuram um emprego, não estão em busca apenas de bons salários e benefícios, mas de oportunidade, crescimento e reconhecimento – que pode ser permeado pela aptidão de contar histórias e de deixar um legado para a organização. O senso de propósito das novas gerações desafia ainda mais a área de RH na criação dessas experiências ditas “memoráveis” aos seus colaboradores.
Isso só é possível por meio de histórias. Desde pequenos, somos apaixonados por elas e faz parte da nossa evolução como seres humanos darmos muito valor às boas histórias. Elas nos servem de lição, apoio, aprendizado, compartilhamento, reconhecimento e ajuda a despertar o senso de pertencimento a algum lugar. Diante disso, preparei algumas dicas para te ajudar no storytelling para recrutamento e seleção. Garanto que as suas contratações nunca mais serão as mesmas.
Conte a história da empresa
Para começar, nada mais justo do que contar a história da empresa a quem se candidatou para a vaga. Durante o processo seletivo, conte a história da empresa aos candidatos e reforce o quanto é importante a candidatura deles, pois eles também desejam fazer parte dela. Isso pode ser feito por meio de vídeos institucionais, apresentações em Power Point ou mesmo por um material impresso da empresa. Esse cuidado com o recrutamento reflete em maior interesse das pessoas em poder iniciar uma nova história no lugar.
Descreva as vagas de uma forma atraente
Incorpore os conceitos de storytelling tanto na hora de criar uma vaga, quanto na hora de elaborar um job description. Para fazer isso, você deve incentivar o colaborador a fazer parte da empresa, fornecendo uma visão ampla do que as atividades que ele irá executar representam para o todo da organização. Aposte em destacar os benefícios, o salário, o campo de atuação e conte uma pequena história sobre pessoas em cargos semelhantes que construíram uma trajetória notável na empresa.
Mantenha uma forte presença nas redes sociais
Tenha uma história e uma identidade da empresa nas redes sociais. É uma empresa jovem? Engajada? Séria? Flexível? Qual história você deseja contar para atrair um tipo de candidato específico? É importante reparar que isso deve estar presente em todos os motes da organização, o que deve ser tratado tanto na comunicação interna (entre empresa e seus colaboradores) e na comunicação externa (que é a imagem que a organização passa). Quando há um alinhamento nesses discursos, existe maior possibilidade de engajamento e compromisso com a empresa.
Convoque o novo colaborador a fazer parte da história
A pessoa que está chegando ou vai chegar à empresa deseja ser muito bem recebida e acolhida pelos colegas, supervisores e demais membros da organização. Já existe uma situação de completo estranhamento por parte de quem está chegando, imagina só se essa recepção não for das melhores? É preciso ter consistência na história que foi apresentada e convocar o novo colaborador para fazer parte dela, como um novo membro e um local que tem tudo para ser acolhedor e promissor para uma carreira de sucesso.
Quando você conta histórias reais durante o recrutamento, você consegue a audiência, o engajamento e desperta o interesse dos novos colaboradores para fazerem parte da empresa. Como profissional de recursos humanos, vale a pena dispor desse poderoso recurso e utilizá-lo para contratações mais assertivas e com alto potencial de sucesso.
Quer saber mais?
Contrate uma palestra sobre STORYTELLING no RH e capacite um time de contadores de histórias!