Adote práticas de Mindfulness na sua empresa

Mindfulness para equipes mais empáticas e produtivas

 

Tenho ouvido falar muito de mindfulness ultimamente. Acredito que deva ser porque em um mundo frenético como o nosso, a necessidade de silenciar a mente, ou pelo menos de tentar educar os pensamentos, tornou-se ainda mais necessária. Engana-se quem pensa que mindfulness é algo novo, pelo contrário, é uma técnica milenar muito difundida especialmente entre as culturas orientais.

No ocidente, contudo, muitas pessoas esqueceram-se de como é viver uma vida agradável e alegre, olhando para os outros, para a urgência e para as conquistas, ao invés de olharem para dentro de si mesmas. O grande lance é que, sem dúvidas, diante das dificuldades ou dos desafios, o mais fácil parece mesmo seguir adiante sem pensar muito no assunto e, de tropeço em tropeço, sem uma reavaliação, uma hora a situação fica insustentável.

Isso ocorre sobretudo no ambiente corporativo – sintomas como exaustão emocional, dor de cabeça, estresse psíquico e dores físicas podem caracterizar uma síndrome de burnout – que pode gerar afastamento, improdutividade e consequências mais graves que afetam a saúde do trabalhador. Pesquisa realizada pela International Stress Management Association (Isma) mostrou que, em 2018, cerca de 30% dos mais de 100 milhões de trabalhadores brasileiros sofrem com o problema.

Vale a pena considerar práticas de mindfulness na empresa ou ao menos, convidar pessoas para falarem do tema na organização, a fim de despertar pessoas para a prática ou para as técnicas. Quer saber mais? Olha só!

O que é mindfullness?

Mindfulness é um estado de atenção plena e de consciência do momento presente – parece fácil, né? Mas, exige um compromisso contínuo, concreto e persistente nas práticas que valorizam o momento vivido ao invés de ficar sempre com o pensamento acelerado – seja pensando no passado, seja pensando no futuro. É um compromisso que se aprofunda ao longo do tempo e que é aprimorado com a prática constante. Para começar, preste atenção no agora. No que se passa nesse exato momento. Deixe a coluna ereta e concentre-se no que você está fazendo.

Técnicas de mindfulness para reuniões mais produtivas

Reuniões podem se tornar rotinas chatas e estressantes. Isso acontece porque boa parte delas começa sem um propósito específico, no qual muitas pessoas não sabem o porquê de estarem presentes, e as que sabem o porquê de estarem ali, em boa parte das vezes só estão ali com o corpo, mas não com a mente. Por isso, antes de começar qualquer reunião, uma técnica de mindfulness de um minuto pode ajudar a acalmar os ânimos e promover uma participação mais ativa dos presentes. Avise a todos que, como condutor(a) da reunião irá aplicar uma técnica para que todos possam se concentrar melhor nas deliberações a serem tomadas naquele espaço.

  1. Peça a todos que sentem de forma ereta e confortável;
  2. Sinalize que, durante um minuto, todos devem silenciar-se e prestar atenção na respiração e no momento presente durante um minuto;
  3. Volte para a reunião e peça que os participantes contribuam;
  4. Durante a reunião, evite ao máximo usar o celular, tanto para acessar aplicativos, quanto para atender ligações.

Pesquisas comprovam que as técnicas de mindfulness podem promover escuta ativa, foco, colaboração, paciência e mais senso de respeito entre os membros participantes da reunião.

Como fazer uma meditação mindfulness?

A meditação mindfulness traz inúmeros benefícios em todas as esferas. Prestar atenção no presente e vivenciá-lo, faz parte de uma vida mais plena e consciente. Para começar, reserve um tempo do seu dia para meditar. Pode ser no começo da manhã, antes de dormir ou depois do almoço. Escolha um momento com o qual você se sente confortável. Depois disso, siga os passos a seguir:

  1. Procure um lugar silencioso e confortável;
  2. Preste atenção na sua respiração (no ato de inspirar e expirar);
  3. Observe seus pensamentos sem julgá-los e, caso se distraia, volte a prestar atenção somente no ato de respirar;

Tente fazer isso várias vezes ao dia e também a prestar atenção em simples atividades cotidianas, como escovar os dentes, lavar a louça ou escutar um amigo/parente de forma sincera. Ao longo do tempo, aprimore a prática ficando mais tempo nesse estado – comece com meditações de um minuto e vá aumentando o tempo gradativamente.

Você pode tentar fazer meditações por conta própria ou mesmo de forma guiada, por meio de podcasts, vídeos no Youtube ou até em algum espaço propício para a prática, como um templo ou grupo de meditação, por exemplo.

Já pensou em montar um grupo de meditação dentro da própria empresa? Poderia ser uma iniciativa interessante.

Estimule os seus colaboradores a olharem para dentro de si e explorarem suas infinitas capacidades.

Conhece mais técnicas? Então respira fundo e vai!